Perola Negra 100%Nacional

jabuticaba, pequena fruta preta de polpa branca, é uma delícia genuinamente brasileira. Sempre cresceu com fartura por aqui, sobretudo nos estados do Sudeste, e já era sucesso antes da chegada dos portugueses: batizada de iapoti’kaba (frutas em botão), foi a primeira espécie nativa que os colonizadores plantaram em seus pomares.

jabuticabeira pertence à importante família brasileira Myrtaceae, da qual também fazem parte a goiaba e a pitanga. Amiga de temperaturas amenas, floresce no final do inverno – os troncos finos se cobrem de flores brancas miúdas – e explode em frutos na primavera, especialmente entre setembro e novembro. “Em condições ideais de clima e cultivo, podem ocorrer até cinco floradas por ano.

As colheitas, costumam ser generosas. “A quantidade de frutos varia de 30 a 400 por metro de ramo.” O melhor: é como colher saúde no pé. Uma porção de 100 g de jabuticaba, ou 20 frutinhas, contém 9 mg de cálcio, 60 mg de fósforo, 130 mg de potássio e 160 mg de vitamina B2, só para citar alguns nutrientes. Até as cascas estão na mira dos pesquisadores por sua ação antioxidante.

Ravióli de jabuticaba (Foto: Elisa Correa/ Editora Globo)

Para os que conhecem, é para dar água na boca, para aqueles que não conhecem eu apreseto todo o processo natural da jabuticaba. Mas de todo este processo só há uma coisa, saborear este fruto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.